TEÓLOGA STELLA MORRA NO PORTO - 20 NOV./21h15

A "Misericórdia para além do Ano Jubilar" é o tema da conferência proferida por Stella Morra, dia dia 20 de novembro, às 21h15, no CREU - Centro de Reflexão e Encontro Universitário Inácio de Loiola, no Porto. A teóloga italiana, autora do livro "Deus Não Se Cansa", considera que a Igreja precisa de se mostrar ao mundo através da misericórdia porque a forma tradicional de se apresentar tornou-se limitada e mesmo incompreensível. Para Stella Morra, a misericórdia deve ser a estrutura fundamental para compreender a Igreja. Diz Stella Morra, no livro "Deus Não Se Cansa": «a tese deste nosso trabalho é a de que a “misericórdia” deve ser usada e percorrida, hoje, como categoria teológica, isto é, como uma estrutura fundamental, uma forma da fé da Igreja. Neste momento histórico, ela é colocada diante de nós, não tanto como uma virtude individual ou uma questão espiritual, mas como um possível lugar de visibilidade da experiência cristã e do seu ser vivível». Com isto, a teóloga explica que as categorias que, ao longo de séculos, definiram o modo de ser cristão dificilmente se aplicam ao contexto cultural da época pós-cristã que nos tocou viver. Importa, por isso, tentar novas categorias, novas formas que ajudem a viver, sem perder o essencial.